Servidores cobram pagamento de precatórios do FUNDEF nas redes sociais de Paulo Dantas
Por Francês News
Servidores da educação estadual de Alagoas foram às redes sociais do governador Paulo Dantas (MDB) cobrar o pagamento da segunda parcela dos precatórios do FUNDEF, que está atrasada. Com mensagens como "Parabéns governador. E a segunda parcela das Precatórias vai pagar quando?" e "você fala em muitas coisas Paulo Dantas, só não fala em pagar as precatórios", profissionais questionaram publicamente a falta do repasse, que beneficia cerca de 25 mil professores que atuaram na rede pública entre 1998 e 2006.

Os precatórios do FUNDEF referem-se a valores que estados e municípios têm a receber da União pela complementação inadequada de recursos do fundo entre 1998 e 2006. No total, Alagoas deve distribuir R$ 827 milhões em três parcelas: a primeira (40%) foi paga em 2024; a segunda e a terceira (30% cada) estão previstas para 2025 e 2026. Do montante total, 40% devem ser investidos em infraestrutura escolar, conforme determina a lei.

De acordo com representantes do governo alagoano em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), a segunda parcela de R$ 248 milhões não foi paga devido a um bloqueio judicial. O valor estaria depositado em conta, mas aguarda a assinatura de um alvará por um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para ser liberado.
Leia a matéria completa aqui