Servidores cobram pagamento de precatórios do FUNDEF nas redes sociais de Paulo Dantas

23 de setembro de 2025 às 18:28
Política

Servidores cobraram o pagamento no Instagram pessoal do governador. - Foto: Reprodução/Instagram

Por Francês News

Servidores da educação estadual de Alagoas foram às redes sociais do governador Paulo Dantas (MDB) cobrar o pagamento da segunda parcela dos precatórios do FUNDEF, que está atrasada. Com mensagens como "Parabéns governador. E a segunda parcela das Precatórias vai pagar quando?" e "você fala em muitas coisas Paulo Dantas, só não fala em pagar as precatórios", profissionais questionaram publicamente a falta do repasse, que beneficia cerca de 25 mil professores que atuaram na rede pública entre 1998 e 2006.

Os precatórios do FUNDEF referem-se a valores que estados e municípios têm a receber da União pela complementação inadequada de recursos do fundo entre 1998 e 2006. No total, Alagoas deve distribuir R$ 827 milhões em três parcelas: a primeira (40%) foi paga em 2024; a segunda e a terceira (30% cada) estão previstas para 2025 e 2026. Do montante total, 40% devem ser investidos em infraestrutura escolar, conforme determina a lei.

De acordo com representantes do governo alagoano em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), a segunda parcela de R$ 248 milhões não foi paga devido a um bloqueio judicial. O valor estaria depositado em conta, mas aguarda a assinatura de um alvará por um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para ser liberado.

Leia a matéria completa aqui