Manifestação na Orla da Pajuçara reúne Simone, políticos e movimentos contra PEC da Blindagem

22 de setembro de 2025 às 07:55
Política

Manifestação na orla contra a PEC da Blindagem e a PL da Anistia. - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Redação com Francês News

Manifestantes realizaram um protesto neste domingo (21), na orla da Pajuçara, em Maceió, contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. O ato reuniu diversos movimentos sociais, lideranças sindicais e partidos políticos de esquerda, que se concentraram próximo à Praça Sete Coqueiros. Políticos como os deputados estuduais Ronaldo Medeiros e Sílvio Camelo, a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, a vereadora Tereza Nelma, estiveram presentes na manifestação. 

Os participantes carregavam bandeiras do Brasil e faixas com frases como “Sem anistia para golpistas e bandidos”, “Fascismo nunca mais” e “não à PEC da Bandidagem”. A manifestação, que foi pacífica, seguiu em caminhada pela orla até a Praça Multieventos, onde foi encerrada por volta das 12h.

A cantora Simone foi uma das presenças de destaque na mobilização. Ela foi recebida pela multidão com a canção “Pra não Dizer Que Não Falei de flores”, de Geraldo Vandré, que ela também interpretou. Do trio elétrico, a artista declarou: “Nós somos um país enorme que dá para todos, mas não para bandidos. A gente precisa, mais do que nunca, de educação, de escola, de moradia e de segurança... Eles querem colocar a corda no nosso pescoço, mas não vão conseguir mais. O país tá unido”. Simone se apresentou em um show na capital alagoana ainda no mesmo dia.

PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara busca dificultar a abertura de processos contra parlamentares e ampliar o foro privilegiado. Já o PL da Anistia, que tramita em regime de urgência, pretende anistiar condenados pelos ataques de 8 de janeiro. Ambos os projetos são alvo de críticas de setores ligados ao governo Lula.

Leia a matéria completa aqui