Mesmo condenado, Bolsonaro responde a outro processo no STF; saiba qual

12 de setembro de 2025 às 14:16
Política

Ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre, atualmente, prisão domiciliar - Foto: Antonio Augusto/STF

Por Francês News

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados a penas superiores a 20 anos de prisão em regime fechado por crimes contra o Estado Democrático de Direito. Por 4 votos a 1, os ministros consideraram provados os crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça e vulnerabilidade de patrimônio tombado.

Apesar das alterações, Bolsonaro e os demais réus não serão presos imediatamente. Eles ainda podem solicitar a decisão e tentar reverter as condenações. Somente após a exclusão de quaisquer recursos as prisões poderão ser efetivadas. Atualmente, o ex-presidente já cumpre prisão domiciliar em decorrência de outro processo.

Paralelamente, Bolsonaro responde a investigações por sua atuação junto ao governo do presidente americano Donald Trump para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do STF. A investigação também apura o envio de recursos, via Pix, para bancar a estadia do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. Em agosto, a Polícia Federal indiciou ambos os crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Leia a matéria completa na Francês News