Governo Júnior investe em educação consciente e fortalece debate ambiental entre alunos da rede pública

08 de agosto de 2025 às 08:06
Política

Foto: assessoria

Por assessoria

União dos Palmares deu um importante passo na formação cidadã de suas crianças e adolescentes ao realizar, nesta quarta-feira (7), a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e a Sala Verde.

Com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a conferência reuniu dezenas de estudantes de escolas da rede municipal, que apresentaram ao todo 22 projetos e atividades voltadas para temas ambientais relevantes, como preservação da água, reciclagem, energias renováveis, combate ao desmatamento, entre outros.

As apresentações impressionaram o público pela criatividade, maturidade e conhecimento dos alunos — evidenciando a qualidade da educação oferecida nas escolas do município. A conferência demonstrou que o meio ambiente não é apenas uma pauta transversal no currículo, mas um conteúdo incorporado de forma prática, participativa e responsável no dia a dia das escolas.

“Estamos investindo em uma educação que forma cidadãos conscientes, desde cedo, do papel que exercem na construção de um futuro melhor”, destacou a secretária de Educação, Mariana Magalhães, que na ocasião falou também em nome de todos os secretários municipais presentes. O secretário de Meio Ambiente, Claudionor Oliveira, reforçou a importância de ações como essa na conscientização das novas gerações e também falou em nome da equipe de governo do prefeito Júnior Menezes.

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Inclusão Social, Alane Menezes; da coordenadora da Sala Verde, Betânia Almeida; dos vereadores Manoel Messias, Ricardo Praxedes, Jurandir Camilo e Gustavo Pedrosa, além de representantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental, da UFAL, da 7ª GEE, da CÁRITAS, do Conselho Tutelar e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Ao final da conferência, foram escolhidos os representantes de União dos Palmares para a etapa estadual do evento, prevista para os próximos meses.