Consumo das famílias cresce 0,9% em Maceió e se aproxima da média nacional
Por redação
O Índice de Consumo das Famílias (ICF) em Maceió registrou um crescimento de 0,9% em janeiro, atingindo 113,5 pontos. Este é o segundo avanço consecutivo após uma sequência de quedas que começou em junho do ano passado, quando o indicador estava em 121,6 pontos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Fecomércio AL, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com a Fecomércio, fatores como maior acesso ao crédito, férias escolares e o pagamento do 13º salário contribuíram para o resultado positivo. Esse crescimento coloca Maceió em um ritmo semelhante ao nacional, embora com um certo atraso. No Brasil, o consumo das famílias tem apresentado alta contínua desde agosto, enquanto a capital alagoana retomou esse movimento apenas em novembro.
Apesar da diferença temporal, o desempenho de janeiro em Maceió (0,9%) ficou próximo ao índice nacional, que atingiu 1%. Segundo Francisco Rosário, assessor econômico do Instituto Fecomércio AL, o consumidor maceioense começou a recuperar a confiança a partir do recebimento da primeira parcela do 13º salário, o que ampliou as condições para o aumento do consumo.
Com a tendência positiva, especialistas observam que a continuidade desse crescimento dependerá da estabilidade econômica, do comportamento do crédito e das expectativas das famílias em relação à renda e ao emprego nos próximos meses.