Perfis de esquerda culpam Nikolas Ferreira por veto a verbas para enchentes em BH

24 de janeiro de 2024 às 15:44
APÓS ENCHENTES

Foto: Reprodução

Por redação com o Globo

Após Belo Horizonte (MG) passar por um temporal que causou enchentes, arrastou carros e derrubou árvores na noite desta terça-feira, perfis de esquerda foram ao X (antigo Twitter) atacar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). As postagens relembraram o episódio de 2021 em que Nikolas, então vereador da capital mineira, foi contra a contratação de empréstimo para impulsionar um projeto para reduzir riscos de inundações na cidade.

Na época, o Programa de Redução de Riscos de Inundações e Melhorias Urbanas na Bacia do Ribeirão Isidoro, na região norte da cidade, deixou de ser aprovado por apenas um voto. O vereador do partido de Bolsonaro não só votou contra como usou suas redes para criticar o texto do então prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD). Nikolas era da oposição. "Jamais entregaria esse dinheiro nas mãos de um irresponsável como você", escreveu o parlamentar em março de 2021.

"Derrubamos o empréstimo de 1 bilhão que a prefeitura solicitou pra câmara. Jamais entregaria esse dinheiro nas mãos de um irresponsável como você. A cidade não é sua, Gargamel. Durma bem.", escreveu o parlamentar no X (antigo Twitter).

A proposta de Kalil incluía utilizar a verba de U$$ 160 milhões (cerca de R$ 780 milhões, em valores atuais) para a urbanização de áreas de risco que estão no entorno das bacias hidrográficas da cidade, como as ocupações Izidora, Helena Greco, Dandara, Vitória e Rosa Leão. Para que o texto fosse aprovado na Câmara, eram necessários 28 dos 41 votos favoráveis.

"Quem mora em Belo Horizonte e votou no Nikolas lembre-se que ele ajudou a cortar verbas de combate à enchentes", relembrou um perfil. "BH debaixo d'água. Ruas alagadas, córregos transbordando, imóveis inundados. Será q o digníssimo @nikolas_dm está feliz hoje?", publicou outro.