Chuvas intensas colocam quase todo o Brasil sob alerta nesta quarta-feira
Por Redação com agências
Grande parte do território brasileiro está sob alertas meteorológicos nesta quarta-feira (21), em razão da intensificação das chuvas provocadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de perigo, incluindo nível máximo, para regiões de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Segundo o Inmet, os maiores volumes de precipitação estão concentrados no entorno de Rio Verde, em Goiás, e em uma extensa faixa que abrange o Espírito Santo, áreas centrais e norte de Minas Gerais e o norte do estado do Rio de Janeiro. Nesses pontos, a previsão indica acumulados que podem alcançar 100 milímetros em 24 horas, com risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.
Além das áreas em alerta máximo, um aviso de menor intensidade, porém com abrangência mais ampla, cobre regiões do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. Estados como Mato Grosso, Pará, Bahia e São Paulo estão incluídos nesse cenário, com previsão de chuvas de até 50 milímetros por dia e rajadas de vento, pelo menos, até o próximo domingo.
O Sul do país é a única região sem alertas ativos no momento. A previsão indica tempo parcialmente nublado nas capitais sulistas, com temperaturas mais amenas e sem expectativa de volumes significativos de chuva.
A persistência da umidade também deve impactar as temperaturas, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste. As máximas previstas não devem ultrapassar 22 °C em São Paulo e Belo Horizonte, 23 °C em Vitória e 25 °C no Rio de Janeiro.
Diante do cenário, o Inmet recomenda que a população evite deslocamentos durante períodos de chuva intensa, observe sinais de instabilidade em encostas, não se abrigue sob árvores durante ventos fortes e desligue aparelhos elétricos em situações de risco. Em casos de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.