Série de mortes de animais por envenenamento põe moradores de condomínio em alerta em Maceió

13 de janeiro de 2026 às 15:31
Polícia

Animais estariam sendo mortos em condomínio em Maceió. - Foto: Reprodução

Por Redação com Francês News

Moradores de um condomínio no bairro Petrópolis, na parte alta de Maceió, estão em alerta diante de uma sequência de mortes e desaparecimentos de animais domésticos, com forte suspeita de envenenamento. Desde setembro, pelo menos 13 gatos e um cachorro morreram na região, muitos deles após apresentarem sintomas compatíveis com intoxicação por chumbinho.

O caso mais recente ocorreu em 23 de dezembro, quando uma moradora perdeu dois gatos. Em várias ocasiões, foram encontrados pedaços de carne misturados com veneno espalhados pela área. Uma das residentes registrou boletim de ocorrência e cobra respostas das autoridades, já que novos desaparecimentos continuam ocorrendo.

Polícia Civil de Alagoas instaurou inquérito para investigar as mortes. O delegado Roberval Davino, titular da Delegacia de Crimes Ambientais, afirmou que uma pessoa já foi ouvida e que a apuração segue em andamento. “Esse tipo de crime acontece em vários condomínios, temos diversos inquéritos em andamento”, disse.

O crime de maus-tratos contra animais é previsto na Lei 14.064/2020 e pode resultar em pena de 2 a 5 anos de reclusão. Se houver morte do animal, a punição pode ser aumentada em até um terço. A polícia pede que moradores com informações relevantes entrem em contato com a Delegacia de Crimes Ambientais.