Possível candidatura de Marina Cândia ao Senado repercute nacionalmente

17 de dezembro de 2025 às 15:42
Política

Foto: assessoria

Por Redação

A possível candidatura da primeira-dama de Maceió, Marina Cândia, ao Senado por Alagoas em 2026 ganhou repercussão nacional após ser destacada pelo blog do jornalista Lauro Jardim, no jornal O GLOBO.

Mulher do prefeito João Henrique Caldas (PL), Marina tem sido testada recentemente em pesquisas eleitorais como nome competitivo para a disputa ao Senado. Em levantamento do Paraná Pesquisas, ela aparece atrás de Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP). Já em outra pesquisa, do Instituto Alfa Inteligência, lidera as intenções de voto, à frente de Calheiros.

Empresária e influenciadora digital, Marina soma cerca de 427 mil seguidores no Instagram, fator apontado como um diferencial em uma eventual campanha eleitoral. Apesar da visibilidade, ela ainda não confirmou se será candidata.

Mesmo sem anúncio oficial, Marina já iniciou movimentos típicos de pré-campanha. Nos últimos meses, visitou mais de dez municípios do interior de Alagoas, ampliando sua presença fora da capital e buscando maior reconhecimento estadual.

A definição da candidatura depende dos arranjos políticos para 2026. JHC é cotado para disputar o governo de Alagoas contra o ministro dos Transportes e ex-governador Renan Filho (MDB), que deve tentar retornar ao Palácio República dos Palmares sucedendo Paulo Dantas.

No mesmo contexto, a mãe do prefeito, Eudócia Caldas (PL), atualmente deputada federal após assumir a vaga de Rodrigo Cunha, deve concorrer à reeleição para a Câmara dos Deputados.

Ainda segundo o blog, JHC chegou a negociar com o presidente Lula para tentar viabilizar a indicação da tia, Marluce Caldas, ao STJ, o que levantou especulações sobre uma possível aproximação com o governo federal — cenário que não se consolidou.