Vereador Bolsonaro renuncia ao cargo na Câmara, veja quem assume

15 de dezembro de 2025 às 17:53
Política

10.03.2025 - Carlos Bolsonaro, Alana Passos, que assume a vaga dele, e o ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

Por Vinícius Rocha/Francês News

O vereador Carlos Bolsonaro (PL) oficializou nesta segunda-feira (15) a renúncia ao mandato na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A decisão ocorre em razão da mudança de domicílio eleitoral, já que ele pretende se lançar candidato ao Senado por Santa Catarina.

Com a saída de Carlos, a vaga será ocupada por Alana Passos (PL), militar reformada e aliada próxima da família Bolsonaro. Nas eleições municipais de 2024, ela recebeu 11.046 votos, mas não alcançou uma cadeira no Legislativo carioca.

Alana já teve passagem pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Em 2018, foi a terceira deputada estadual mais votada do estado, com mais de 106 mil votos, à época filiada ao PSL, mesmo partido do então candidato à Presidência Jair Bolsonaro. Segundo reportagem do UOL, ela foi a única candidata a receber apoio explícito de Bolsonaro naquele pleito, com a divulgação de vídeos pedindo votos.

Nas redes sociais, Alana afirmou que pretende “dar continuidade ao trabalho e ao legado construído pelo amigo Carlos Bolsonaro”. Assim como o ex-presidente, ela serviu como paraquedista no Exército, ocupando o posto de 2º sargento.

A carta de renúncia de Carlos Bolsonaro foi escrita de próprio punho e publicada no Diário Oficial. No documento, ele comunica formalmente à Mesa Diretora da Câmara sua saída do cargo “em razão de mudança de domicílio eleitoral”.

A disputa pelo Senado é considerada estratégica para o bolsonarismo nas eleições de 2026. O PL e partidos aliados pretendem ampliar a bancada na Casa para avançar pautas de interesse da direita, incluindo eventuais pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). No próximo ano, o Senado passará por renovação de dois terços de suas cadeiras, com a abertura de 54 vagas em todo o país.