Valdemar Costa Neto confirma que Flávio Bolsonaro será candidato à Presidência em 2026 por decisão do ex-presidente

05 de dezembro de 2025 às 15:26
Política

Valdemar Costa Neto - Foto: Divulgação/Beto Barata/PL

Por Francês News

presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, nesta sexta-feira (5) que foi informado pelo senador Flávio Bolsonaro sobre a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro de lançar o filho como candidato à Presidência da República em 2026. “Está confirmado. Flávio me disse que o nosso capitão ratificou sua candidatura. Se Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos”, afirmou Valdemar em conversa com colunistas.

A decisão, antecipada pelo Metrópoles, também foi comunicada ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que havia sido cotado como possível candidato presidencial apoiado por Bolsonaro. Com a definição, Tarcísio deve concorrer à reeleição ao governo paulista no mesmo ano.

Flávio Bolsonaro esteve em São Paulo pelo menos duas vezes nesta semana, incluindo uma visita na quinta-feira (4), para alinhar os entendimentos com aliados. A movimentação consolida o cenário de sucessão dentro do campo bolsonarista, colocando o senador como principal nome para liderar a disputa nacional, enquanto figuras como Tarcísio atuam como âncoras estaduais da campanha.

A confirmação de Valdemar dá oficialidade partidária à estratégia, sinalizando que o PL deve engrenar a estruturação de palanques e alianças em torno de Flávio Bolsonaro nos próximos meses. A decisão também afasta, pelo menos no curto prazo, outras especulações sobre um nome de centro-direita fora da família Bolsonaro para 2026.