Casos de HIV e Aids em idosos acima de 70 anos aumentam em Maceió, aponta secretaria de Saúde
Por Francês News
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió registrou um aumento significativo de casos de HIV e Aids entre idosos acima de 70 anos, enquanto observa uma redução na maior parte das outras faixas etárias. Os dados, comparando 2024 e 2025, mostram que os casos de HIV em pessoas de 70 a 79 anos saltaram de 1 para 6. Já entre idosos acima de 80 anos, foram registrados 2 casos de Aids em 2025, quando não havia registros no ano anterior.
O levantamento foi divulgado durante o lançamento da campanha Dezembro Vermelho 2025, nesta segunda-feira (1º), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do PAM Salgadinho. O tema deste ano é “Nascer sem HIV. Viver sem Aids”, com foco em diagnóstico precoce e prevenção.
Em contraste com o cenário entre os idosos, houve queda nos registros de HIV e Aids nas faixas de 15 a 59 anos. Entre jovens de 15 a 19 anos, por exemplo, os casos de HIV caíram de 25 para 13. A SMS destaca que o enfrentamento à doença depende da mobilização conjunta para reduzir o estigma, defender a ciência e ampliar o acesso à informação, testagem e tratamento.
A população conta com atendimento especializado e testagem rápida durante todo o ano no CTA do PAM Salgadinho (Bloco I), que oferece exames para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de medicação gratuita para tratamento. O serviço também está disponível em todas as unidades de saúde da capital.
A programação do Dezembro Vermelho inclui ações de testagem e palestras em diversos locais, como a Clínica O Caminho, IFAL Poço, SEPREV, empresas e a Defensoria Pública. A campanha seguirá durante todo o mês, reforçando a rede de prevenção e acolhimento em Maceió.
Programação – Dezembro Vermelho 2025
02/12 – CTA na Clínica O Caminho, às 9h
02/12 – Palestra no IFAL Poço, às 13h30
04/12 – Atualização da equipe da SEPREV sobre prevenção combinada, às 9h
09/12 – CTA na empresa Plano A Arquitetura, às 9h
11/12 – CTA na Pestalozzi Farol, às 9h
12/12 – CTA na Defensoria Pública do Estado, no Farol