Presidente da Câmara confirma que grupo de JHC terá candidato ao governo

13 de novembro de 2025 às 16:02
Política

Foto: assessoria

Por Vinícius Rocha/Francês News

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho (PL), afirmou, em entrevista exclusiva à Rede Francês FM que o grupo político liderado pelo prefeito JHC trabalha para viabilizar uma candidatura ao governo de Alagoas nas eleições do próximo ano. Apesar de reconhecer a disposição do prefeito em disputar o cargo, Chico ponderou que “uma candidatura ao governo se constrói” e que a articulação envolve um conjunto de lideranças comprometidas com o projeto.

“Fazemos parte do bloco de apoio ao prefeito JHC. O prefeito tem muita vontade de ser governador do Estado, mas uma candidatura ao governo se constrói, não basta só vontade própria. Nesse grupo, estamos trabalhando para que ele tenha condições para essa candidatura, que é o projeto maior do grupo”, afirmou o vereador.

Segundo Chico Filho, o grupo discute internamente a formatação das chapas proporcionais e majoritárias que darão sustentação ao eventual projeto de JHC. “Estamos fazendo essa discussão interna para sair com as candidaturas: JHC ao governo, quem ao Senado, quem a federal, quem a estadual. O vereador Chico Filho estará nesse processo, para contribuir com a candidatura do prefeito JHC e, quem sabe, como futuro deputado”, disse.

O presidente da Câmara reforçou ainda que pretende avaliar seu próprio papel no pleito de 2026, destacando a importância de fortalecer as bases do grupo. “Tenho que pensar o melhor para o meu Estado. Estamos focados nisso, que é a candidatura ao governo do prefeito JHC, que vai precisar de soldados na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Ele vai precisar de soldados nessa batalha, e um deles sou eu”, completou.

Na parte institucional, Chico Filho avaliou que o bom desempenho administrativo de JHC tem favorecido o trabalho legislativo em Maceió. “O prefeito JHC tem feito um bom trabalho, e isso ajuda a Câmara a desenvolver um bom trabalho. Quando o prefeito não gosta de trabalhar, acaba travando alguns processos”, afirmou.

Ele também destacou o processo de reestruturação física e administrativa em curso na Casa de Mário Guimarães, com a reforma dos prédios no Jaraguá e a ampliação da estrutura para servidores e parlamentares. “Estamos adequando os prédios, que foram comprados prontos, mas não estavam preparados para o trabalho parlamentar. No dia 1º de janeiro, vamos entregar os gabinetes dos 27 vereadores. Chamamos 35 novos servidores, que já estão em processo de posse”, explicou.

Entre as ações de aproximação com a sociedade, Chico citou o programa “Plenarinho”, que envolve alunos de escolas públicas e privadas em atividades de formação política, e o “Circuito Câmara”, voltado a estudantes da rede municipal. “Tudo isso está sendo feito para mostrar que a Câmara é a casa do povo”, disse.

O vereador também mencionou a importância da Câmara no debate sobre o futuro urbano da cidade. “Os vereadores têm um papel muito importante na fiscalização e na parte legislativa, de conhecer a lei e saber quais são os vetores de crescimento de Maceió. Temos que discutir o Plano Diretor, as áreas comerciais e residenciais, e o que vamos fazer com regiões como o Cepa, o Tabuleiro e o Litoral Norte. Estamos trabalhando a consciência política tanto dos vereadores quanto da sociedade”, concluiu.