Contestação de descontos indevidos no INSS termina nesta sexta 14

10 de novembro de 2025 às 18:13
Economia

Na Casa de Direitos, os segurados recebem suporte completo para aderir ao acordo de ressarcimento oferecido pelo Governo Federal - Foto: Divulgação / Gov.br

Por Francês News

Aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos em seus benefícios do INSS têm até sexta-feira, 14 de novembro, para contestar os débitos não autorizados. A contestação é o primeiro passo para garantir a devolução dos valores e pode ser feita gratuitamente na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho.

Desde 1º de maio, a Casa de Direitos, já auxiliou 2.635 pessoas a conferir seus extratos previdenciários e identificar possíveis cobranças realizadas por entidades associativas sem autorização do beneficiário.

A ação é conduzida pelo Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), que analisa detalhadamente os extratos de pagamento. Quando identificada alguma irregularidade, o NAT encaminha imediatamente o pedido de restituição dos valores.

Na Casa de Direitos, os segurados recebem suporte completo para aderir ao acordo de ressarcimento oferecido pelo Governo Federal, com depósito direto na conta do benefício e correção pelo IPCA, sem necessidade de ação judicial.

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e os dados de acesso à conta Gov.br. Quem ainda não possui conta ou esqueceu a senha recebe suporte da equipe para regularização do acesso.