Ar seco predomina no interior de Alagoas até domingo, alerta Semarh

06 de novembro de 2025 às 15:02
Geral

Condição se estende pelo menos até o domingo (09) - Foto: Agência Brasil

Por Redação

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), alertou que uma massa de ar quente e seco deve manter os níveis de umidade abaixo de 30% em várias regiões do interior de Alagoas até o próximo domingo (9).

De acordo com o órgão, a condição afeta principalmente o Sertão, o Sertão do São Francisco e o Agreste, onde o ar seco será mais intenso nos períodos de maior insolação. O fenômeno é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e mantém o tempo firme.

A SPDEN alerta que o cenário aumenta o risco de queimadas e pode causar problemas respiratórios, irritação nos olhos e ressecamento da pele. Em alguns pontos, os índices de umidade devem se aproximar dos níveis considerados de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As autoridades recomendam evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, manter-se hidratado e umidificar os ambientes sempre que possível. Também é importante redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

O órgão informou que segue acompanhando as condições meteorológicas e poderá emitir novos avisos caso o quadro se intensifique nos próximos dias.