Cláudio Castro enfrenta julgamento no TSE que pode cassar seu mandato

05 de novembro de 2025 às 09:45
Polícia

Por Francês News

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início ao julgamento que pode levar à cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O processo analisa um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE), que acusa o chefe do Executivo fluminense de abuso de poder político e econômico durante sua campanha de reeleição em 2022.

O MPE tenta reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que absolveu Castro e outros investigados no ano passado. A denúncia envolve contratações consideradas irregulares na Fundação Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), instituições que teriam sido usadas para fins eleitorais.

Também são alvos do processo o ex-vice-governador Thiago Pampolha, o ex-presidente da Ceperj, Gabriel Rodrigues Lopes, e o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), ex-secretário de Governo. Segundo o Ministério Público, houve a contratação de quase 28 mil pessoas de forma irregular, movimentando cerca de R$ 248 milhões — valor 30 vezes superior ao teto oficial de gastos da campanha de 2022, de R$ 17 milhões.

De acordo com a acusação, os pagamentos eram feitos em dinheiro vivo, sem controle formal, o que teria sido utilizado para captar votos. “A ausência de plano de trabalho e o pagamento em espécie na boca do caixa revelam o desvio de finalidade nas contratações”, afirmou o órgão.

Em sua defesa, Castro declarou confiar na Justiça e classificou as acusações como “inconsistentes e sem provas”. O caso está sob relatoria da ministra Isabel Gallotti no TSE e deve ter forte repercussão política no estado.