Casos de contaminação misteriosa em hospital de Vitória chegam a 88
Por Redação com agências
O número de pessoas afetadas por uma contaminação ainda sem causa identificada no Hospital Santa Rita, em Vitória (ES), subiu para 88 nesta quarta-feira (29), segundo boletim da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa).
Entre os casos confirmados, estão 63 funcionários, 10 pacientes e 15 acompanhantes. Destes, 20 permanecem internados, sendo cinco em UTI. Os demais estão em observação em unidades de saúde de Vitória, Cariacica, Colatina, Guarapari, Serra e Linhares.
Os afetados apresentam sintomas como febre, dores no corpo e dificuldade para respirar. A principal hipótese é de que o surto tenha sido provocado por bactéria ou fungo, possivelmente disseminado pelo sistema de ar-condicionado ou pela água da unidade.
Amostras foram enviadas à Fiocruz, no Rio de Janeiro, e ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES), que realizam testes para cerca de 300 agentes infecciosos. Os resultados devem ser divulgados até domingo (2).
Segundo a coordenadora de controle de infecções do hospital, Carolina Salume, a contaminação não é transmissível entre pessoas e está restrita a uma ala de internação. Um dos centros cirúrgicos foi fechado temporariamente na segunda-feira (27) para permitir a investigação.
O secretário estadual da Saúde, Tyago Hoffmann, afirmou em vídeo que o hospital segue seguro para o atendimento de pacientes oncológicos. “Não temos nenhum caso suspeito em outras áreas do Santa Rita”, garantiu.