“Pato Alagoano” é o primeiro alagoano campeão mundial de futebol 7 em Curitiba
Por Carlos Maravilhense
O alagoano Weseles da Silva, conhecido como Pato Alagoano, fez história ao se tornar o primeiro atleta de Alagoas a conquistar o título mundial de futebol 7. Aos 25 anos, o jogador, natural da Grota do Estrondo, na Pitanguinha, atualmente mora em Cuiabá (MT), onde atua pelo Sport Clube MT.
No dia 24 de agosto de 2025, Pato foi campeão da Copa do Mundo de Futebol 7, disputada em Curitiba (PR), com a seleção brasileira, que venceu o torneio de forma invicta — tanto no masculino quanto no feminino. O evento aconteceu no Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos da capital paranaense.
A Copa do Mundo de Futebol 7 foi organizada pela Futebol 7 Brasil, em parceria com a Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7). O campeonato reuniu atletas, técnicos e dirigentes de diversos países, entre os dias 21 e 24 de agosto, em uma arena montada no Velódromo do Jardim Botânico de Curitiba. O evento integrou também o World Club Championship, realizado logo em seguida, movimentando o turismo e a economia local, com transmissões por canais como F7TVPlay, Desimpedidos e SporTV.
Emocionado, o atleta destacou: “Foi algo muito emocionante, porque passou um filme na minha cabeça. Muitas pessoas diziam que eu não conseguiria realizar meus sonhos, e saber que fui capaz é muito gratificante. Jogar na seleção brasileira e ser campeão da maior competição do mundo é sensação de dever cumprido.”
Em Maceió, Pato já defendeu CRB Fut7 e CSA Fut7, conquistando títulos alagoanos por ambas as equipes. Também teve passagem pelo Resenha FC, considerado um dos maiores times da modalidade, e foi revelado no Danone FC, onde começou a chamar atenção de clubes de destaque.