Saiba por que 36 municípios alagoanos tiveram apagão nesta terça-feira, 14

14 de outubro de 2025 às 15:21
Geral

Foto: reprodução

Por Redação com agências

Um incêndio em um reator da subestação de Bateias, em Campo Largo (PR), provocou um apagão de energia elétrica em todo o Brasil na madrugada desta terça-feira (14). Em Alagoas, 36 municípios ficaram sem energia por volta de 00h30, segundo a Equatorial.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), os estados mais afetados foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, embora todas as unidades federativas tenham registrado algum impacto.

O fogo começou em um reator de propriedade de Furnas, operado no sistema Eletrobras, e levou ao desligamento de toda a operação na subestação. Bombeiros controlaram as chamas ainda na madrugada, e não houve danos a equipamentos de outras empresas instaladas no local.

O Ministério de Minas e Energia informou que a recomposição da rede foi feita de forma controlada. O fornecimento foi restabelecido até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e por volta de 2h30 no Sul.

Em nota, a Equatorial Alagoas detalhou que o apagão ocorreu às 00h31, após o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) — um mecanismo de proteção do Sistema Interligado Nacional. O fornecimento foi retomado gradualmente a partir das 00h45, com normalização total logo em seguida.

A Eletrobras informou que as causas do incêndio estão sob investigação. Já a Copel, concessionária responsável pela área onde está a subestação, reforçou que não houve danos estruturais à rede e que o incidente foi rapidamente controlado.