Trump declara guerra a cartéis de drogas: PCC e CV podem ser os próximos alvos
Por Francês News
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou formalmente os cartéis de drogas como "combatentes legais" em um conflito armado contra os EUA, segundo um memorando confidencial revelado por veículos internacionais como CBS, The New York Times e Reuters.
A revelação ocorre após os EUA lançarem ataques contra três embarcações no Caribe, acusadas de transportar drogas para o país. Os ataques resultaram em pelo menos 17 mortes. O documento indica que Trump considera as ações desses grupos como um “ataque armado” contra os Estados Unidos, autorizando o uso de força militar conforme a lei de conflitos armados.
O memorando justifica a ofensiva militar contra os cartéis, acusados pelo governo Trump de serem os principais responsáveis pela entrada de cocaína e fentanil nos EUA. O presidente instruiu o Departamento de Guerra — nome preferido de Trump para o Departamento de Defesa — a conduzir as operações com base nas normas aplicadas em cenários de guerra.
Na mesma linha, Trump declarou, em 30 de setembro, que estuda estender as ações militares contra operações de cartéis vindos da Venezuela por via terrestre. Recentemente, os EUA intensificaram a presença militar no Caribe, como parte de uma operação contra o grupo Tren de Aragua (classificado como organização terrorista por Washington) e o Cartel de los Soles, supostamente vinculado a oficiais venezuelanos e liderado pelo presidente Nicolás Maduro.
O governo venezuelano nega todas as acusações e denuncia os EUA por utilizarem o tráfico de drogas como pretexto para pressionar por uma mudança de regime no país.
Leia a matéria completa aqui