Olívia Tenório acusa Leonardo Dias de machismo em embate na Câmara de Maceió

03 de outubro de 2025 às 08:18
Política

Foto: reprodução

Por Redação 

A sessão da Câmara Municipal de Maceió desta quarta-feira (1º) foi marcada por um embate entre os vereadores Olívia Tenório (PP) e Leonardo Dias (PT). A parlamentar acusou o colega de postura machista após ser citada durante a discussão de um projeto de ordem administrativa.

Em sua fala, Olívia exigiu ser tratada pelo nome completo e criticou o que classificou como tentativa de desqualificação de sua postura.

“Eu tenho um nome, vereador Leonardo. Olívia Coimbra Tenório Vilaça, com muito prazer. Quando quiser falar sobre mim, cite meu nome, se você tem coragem. E se não tem, simplesmente não fale sobre mim. Isso pra mim parece covardia, mas cada um com a coragem que Deus lhe deu”, afirmou.

A vereadora ressaltou que, quando mulheres se posicionam de forma firme, são frequentemente tachadas de “loucas” ou “estressadas”. Ela também lembrou situações em que a reação feminina é atribuída a fatores biológicos, como TPM ou gravidez. “Quando uma mulher fala um pouco mais alto para ser ouvida, sempre tem um machista ou misógino que tenta tachar a gente de louca, de estressada. Normalmente, dizem que estamos de TPM. No meu caso, como estou grávida, dizem que são os hormônios da gestação. Vamos parar com isso?”, questionou.

Segundo Olívia, há uma diferença no julgamento entre homens e mulheres na política. “Homem, quando é forte, recebe aplausos. Mulher, quando é forte, assusta. Assusta porque sabem que temos capacidade e querem nos taxar como loucas. Mas quando falamos alto, é porque tem algum homem tentando passar por cima. Quando somos fortes, é porque cansamos de ser pisadas e temos propósito para fazer a cidade melhorar”.

A vereadora concluiu sua fala afirmando que seguirá firme em sua atuação: “Se tem machista e bolsonarista me achando estressada ou louca, eu sei que estou no caminho certo”.