Conta de luz ficará mais cara em outubro com bandeira vermelha 1

27 de setembro de 2025 às 14:16
Economia

De acordo com a agência, a situação exige o acionamento de usinas termelétricas - Foto: Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Por Francês News

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 estará em vigor no mês de outubro. Com a decisão, as contas de energia terão acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A medida representa redução em relação a agosto e setembro, quando estava em vigor a bandeira vermelha patamar 2, de custo mais elevado. Segundo a Aneel, a alteração é necessária devido ao baixo volume de chuvas, que comprometeu o nível dos reservatórios das hidrelétricas.

De acordo com a agência, a situação exige o acionamento de usinas termelétricas, mais caras, para assegurar o fornecimento de energia. A Aneel destacou ainda que a geração solar, por ser intermitente, não supre o sistema durante todo o dia, especialmente nos horários de maior consumo, o que reforça a necessidade do uso de termelétricas.

Leia a matéria completa aqui