"Careca do INSS" recusa responder a relator em depoimento tenso na CPMI e troca acusações com Alfredo Gaspar

25 de setembro de 2025 às 14:32
Política

Depoente na CPMI do INSS - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Por Francês News

Em depoimento tenso à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS nesta quinta-feira (25), o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, recusou-se a responder perguntas do relator Alfredo Gaspar (União-AL), acusando-o de tê-lo condenado publicamente sem direito à defesa. Apesar da negativa, Gaspar fez mais de 150 questionamentos em 50 minutos, incluindo indagações sobre suposto envolvimento de parlamentares e servidores no esquema de descontos ilegais.

O relator apresentou uma foto que mostra Antunes com o atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz – então secretário-executivo da pasta – e diretores do INSS, em janeiro de 2023. Gaspar questionou se o empresário pagou propina a agentes públicos e citou movimentação de R$ 24,5 milhões em cinco meses. “O senhor é o autor do maior roubo aos aposentados da história do Brasil”, afirmou. Antunes manteve silêncio durante todo o interrogatório do relator.

Mais cedo, a sessão foi suspensa temporariamente após um bate-boca entre o advogado de Antunes, Cleber Lopes, e parlamentares. O criminalista reagiu quando Gaspar insinuou que seus honorários eram pagos com “dinheiro roubado do povo”. O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), interveio para pedir moderação.

Leia a matéria completa aqui