Maceió conclui mais um inverno sem mortes por chuvas e reforça cultura de prevenção
Por Francês News
A primavera começou nesta segunda-feira (22) e marcou oficialmente o fim do inverno no Brasil. Em Maceió, pelo quarto ano consecutivo, nenhuma morte foi registrada em decorrência de desastres causados pelas chuvas um marco que reforça a importância das ações preventivas adotadas pela Prefeitura.
Segundo a Defesa Civil, até o início de setembro, a capital alagoana já havia acumulado 1.808 milímetros de chuva volume esperado para o ano inteiro. O mês de maio foi o mais crítico, com 519 mm registrados.
“Mesmo com esse volume elevado, conseguimos atravessar o período chuvoso sem vítimas. Isso é resultado da cultura de prevenção em Maceió e dos investimentos em contenção de encostas”, destaca Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil Municipal.
A atuação preventiva da Defesa Civil acontece por meio do Previne Maceió, plano que reúne uma série de ações estratégicas para reduzir riscos no período chuvoso. Entre as principais medidas estão, poda de árvores para evitar quedas durante ventos fortes, limpeza de canais e galerias pluviais para facilitar o escoamento da água, aplicação de lonas nas encostas para prevenir deslizamentos de terra.
Um dos principais pilares da prevenção em Maceió é o programa de contenção e proteção de encostas, considerado o maior já realizado na capital.
Foram investidos R$ 150 milhões em 50 obras, que juntas somam cerca de 75 mil m² de área protegida o equivalente a 10 campos de futebol.
Leia a matéria completa aqui