Bolsonaro deixa prisão domiciliar para cirurgia em Brasília

14 de setembro de 2025 às 11:15
Política

Jair Bolsonaro saiu neste domingo (14) para realizar procedimentos médicos em hospital no DF - Foto: Antônio Augusto/STF

Por Redação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou neste domingo (14) sua residência em Brasília, onde cumpre prisão domiciliar, para realizar um procedimento médico no Hospital DF Star. Esta foi a primeira saída autorizada desde que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) o condenou, na última quinta-feira (11), a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pelo envolvimento na trama golpista de 2022.

A autorização temporária foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, para a remoção de lesões de pele — diagnosticadas como nevo melanocítico e neoplasia de comportamento incerto. O procedimento dermatológico é preventivo e não apresenta gravidade, com alta prevista para o mesmo dia.

Bolsonaro foi escoltado por sete viaturas e seis motos da Polícia Penal do Distrito Federal, em um trajeto de cerca de 19 km, e esteve acompanhado dos filhos Carlos Bolsonaro e Jair Renan. O médico responsável foi Claudio Birolini, que já havia operado o intestino do ex-presidente em abril.

Apesar da liberação, todas as medidas cautelares seguem válidas: uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, proibição de sair do país e restrições ao uso de redes sociais. Bolsonaro tem 48 horas para apresentar ao STF o atestado médico do procedimento.

O ex-presidente aguarda o julgamento de recursos antes que a sentença — que inclui crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada e dano qualificado — possa ser executada em regime fechado.