Defesa de Jair Bolsonaro anuncia que vai recorrer contra a denúncia do STF

12 de setembro de 2025 às 07:55
Política

Defesa de Bolsonaro diz que penas foram excessivas - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por Francês News

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro emitiu um comunicado na noite desta quinta-feira (11) informando que irá recorrer da notificação de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado, determinado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados Celso Vilardi e Paulo Amador da Cunha Bueno concordaram em nota, na qual classificaram as penas como "absurdamente excessivas e desproporcionais" e afirmaram que os recursos serão ajustados em todas as instâncias possíveis, inclusive "no âmbito internacional".

No documento, a defesa manifesta “profunda discordância e indignação” com a decisão majoritária dos ministros, reafirmando a tese de que Bolsonaro não se atentou contra o Estado Democrático de Direito e “jamais participou de qualquer plano e muito menos dos atos ocorridos em 08 de janeiro”.

Os advogados contestaram a competência da Primeira Turma para julgar o caso, argumentando que o ex-presidente deveria ter sido processado pela primeira instância da Justiça ou, no mínimo, pelo Plenário do STF, e não por um colegiado de cinco ministros.

Leia a matéria completa na Francês News