JHC celebra indicação de Maria Marluce Caldas ao STJ e destaca momento histórico para as mulheres
Por Vinícius Rocha/Francês News
O prefeito de Maceió, JHC, celebrou a aprovação do nome da procuradora alagoana Maria Marluce Caldas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A indicação segue agora para votação no plenário, etapa final antes da posse.
Em entrevista à Francês FM, JHC enfatizou o simbolismo da escolha e a relevância para a representatividade feminina. “Uma mulher alagoana que chega para a sabatina após a escolha do STJ para compor a corte. A gente fica feliz pelo histórico da dra. Marluce, que foi aluna do Colégio Bom Conselho, em Maceió, colégio integrado por mulheres”, disse.
O prefeito resgatou a trajetória marcada por superação. “A função dela era trabalhar para se manter, estudar e rezar. Com essa resiliência, com essa força de vontade, estudando sete anos em colégio interno, sem poder ver a família, ela se dedicou aos estudos e ao sonho de ser professora. Conseguiu passar em vários concursos públicos e, por último, no concurso do Ministério Público de Alagoas”, relembrou.
JHC também destacou que Maria Marluce foi uma das primeiras mulheres a ingressar na Universidade Federal de Alagoas para cursar Direito. Ele fez questão de parabenizar professores e instituições que contribuíram para sua formação, como o Colégio Bom Conselho, o Ministério Público de Alagoas — representado pelo procurador-geral Lean Araújo —, o Tribunal de Justiça de Alagoas, na pessoa do presidente Fábio Bittencourt, e o ministro Humberto Martins, do STJ.
Para o prefeito, a aprovação da CCJ e a expectativa de confirmação no plenário reforçam a importância de ampliar o espaço das mulheres em posições de poder. “Fica aqui a reflexão para as mulheres que estão pensando em iniciar ou não uma carreira jurídica e que temem não ascender na profissão. Hoje temos a prova maior: uma sabatina majoritariamente feminina e indicações para vários cargos estratégicos. É um debate cada vez mais presente para que as mulheres ocupem espaços de decisão”, afirmou.
JHC finalizou dizendo que a indicação de Maria Marluce ao STJ é motivo de orgulho para Alagoas e para o país. “Estamos enviando ao Tribunal da Cidadania uma mulher que preenche todos os requisitos técnicos, com história de vida exemplar, capaz de interpretar as leis com equilíbrio e sabedoria”, concluiu.