Nova pesquisa mostra João Campos isolado na liderança pelo governo de Pernambuco

12 de agosto de 2025 às 16:28
Polícia

Foto: reprodução

Por Francês News

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece como líder isolado na corrida pelo governo de Pernambuco nas eleições de 2026, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta terça-feira (12).

Na sondagem espontânea — quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado — Campos tem 22,8% das intenções de voto, mais que o dobro da atual governadora Raquel Lyra (PSD), que registra 12%. Os demais citados não alcançam 1% das menções: Gilson Machado (PL) e Miguel Coelho (União Brasil) somam 0,2% cada, Anderson Ferreira (PL) tem 0,1%, enquanto outros nomes atingem 0,5%. Brancos, nulos e nenhum chegam a 4,1%, e 60,1% não souberam ou não responderam.

Nos dois cenários estimulados (quando os nomes são apresentados) João Campos amplia a vantagem, superando Raquel Lyra por mais de 32 pontos percentuais e com possibilidade de vitória no primeiro turno. No primeiro cenário, ele marca 57% contra 24% de Raquel, seguido por Gilson Machado (6,2%) e Eduardo Moura (Novo), com 3%. Brancos e nulos somam 6,2%, e 3,6% não responderam.

No segundo cenário, Campos mantém 56,5%, Raquel Lyra tem 24,2%, Anderson Ferreira (PL) aparece com 5,8% e Eduardo Moura (Novo) com 3,2%. Brancos e nulos somam 6,5%, e 3,8% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também avaliou possíveis candidatos ao Senado por Pernambuco, com destaque para Humberto Costa (PT), Miguel Coelho (União Brasil), Eduardo da Fonte (PP), Gilson Machado (PL) e Silvio Costa Filho (Republicanos) entre os mais competitivos, além da aprovação da gestão estadual. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.