Rede social de Elon Musk elogia sanções de Trump contra ministro do STF e critica
Por Francês News
A rede social X (antigo Twitter), propriedade do bilionário Elon Musk, publicou um comunicado oficial nesta sexta-feira (8) apoiando as sanções aplicadas pelo governo Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A postagem, intitulada "Aliados na luta pela liberdade de expressão", elogia a decisão americana de incluir Moraes na Lei Magnitsky e revogar seu visto de entrada nos EUA.
No texto, a plataforma acusa o ministro de liderar uma "campanha de censura" no Brasil, citando como exemplo a suspensão temporária do X no país em 2024, após a rede social se recusar a cumprir ordens judiciais para remover conteúdos. "Essas ações estabelecem um precedente para uma dissuasão mais ampla contra abusos", afirma o comunicado, que também critica regulações de moderação de conteúdo na União Europeia, Austrália e Índia.
O posicionamento do X inclui ainda críticas à decisão do STF sobre o Artigo 19 do Marco Civil da Internet, que responsabiliza plataformas por danos de conteúdos de terceiros após ordem judicial.
Para a empresa, a medida "remove salvaguardas fundamentais para a liberdade de expressão online" e reflete um "padrão preocupante" de restrições.