Alagoas registra quatro mortes por meningite este ano em todo o estado

08 de agosto de 2025 às 15:04
Alagoas

Foto: Reprodução

Por Francês News

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) emitiu um alerta nesta sexta-feira (8) sobre o aumento de casos de meningite no estado. Em 2025, já foram registrados 12 casos confirmados da doença, com quatro óbitos - três em Maceió e um em Campo Alegre. Os casos estão distribuídos em seis municípios: Maceió (7 casos), Campo Alegre (1), Flexeiras (1), Arapiraca (1), Rio Largo (1) e Palmeira dos Índios (1). O alerta foi motivado especialmente pela confirmação de um novo caso em Maceió envolvendo um bebê de apenas 8 meses.

Este é um momento de lembrar a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra a meningite, doença grave e de fácil contágio. No Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas, estão disponíveis gratuitamente as vacinas meningocócica C e ACWY em todos os 102 municípios. Para bebês, o esquema vacinal inclui três doses: a primeira aos 3 meses (meningocócica C), a segunda aos 5 meses (meningocócica C) e o reforço aos 12 meses (meningocócica ACWY). Adolescentes entre 11 e 14 anos devem receber uma dose única da vacina ACWY.

Os sintomas da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca e vômitos. Em bebês, é preciso ficar atento à moleira tensionada e choro agudo. A doença pode evoluir rapidamente e recomenda procurar atendimento médico imediatamente diante de qualquer suspeita. Em 2023, Alagoas registrou 23 casos de meningite, com oito óbitos. A vacinação continua sendo a medida mais eficaz para prevenir a doença e suas complicações.