PF investiga fraude eleitoral em Minador do Negrão para beneficiar adversário de prefeito
Por redação
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (9), a Operação Lisura com o objetivo de investigar fraudes em transferências de domicílio eleitoral no município de Minador do Negrão, no interior de Alagoas. A ação foi motivada por denúncias de eleitores que perceberam alterações indevidas em seus locais de votação por meio da plataforma “Título Net”.
Segundo a PF, a investigação revelou que dados de eleitores foram utilizados sem autorização para modificar seus domicílios eleitorais — em alguns casos, para cidades de fora do estado. A suspeita é que o esquema tenha sido articulado para enfraquecer a base eleitoral do prefeito reeleito, Josias Aprigio, favorecendo politicamente um adversário local.
Durante o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão, agentes recolheram materiais que podem confirmar as irregularidades e identificar os responsáveis. O principal alvo da operação seria o responsável por conduzir a manipulação das transferências de domicílio com finalidade eleitoral.
Com cerca de 4.500 eleitores, Minador do Negrão é considerado um município altamente sensível a variações em sua base eleitoral, o que torna qualquer tentativa de fraude ainda mais impactante no resultado das urnas.
Em nota, a Polícia Federal declarou que, “com ações voltadas à repressão destes delitos, reforça seu compromisso com a integridade do processo democrático e com o combate rigoroso a práticas ilícitas que comprometam a vontade popular”.