Primeira-dama anuncia início de cirurgias de catarata pelo Saúde da Gente
Redação
A saúde pública de Maceió deu mais um passo importante nesta sexta-feira (23) com o anúncio de uma nova etapa do programa Saúde da Gente: o início das cirurgias de catarata pelo Hospital da Cidade. A novidade foi apresentada durante o programa Mobiliza, com a presença do prefeito JHC e da primeira-dama Marina Candia, que destacaram os avanços da gestão na área da saúde.
A partir deste sábado (24), as triagens para as cirurgias de catarata serão iniciadas em parceria com o Saúde da Gente. O processo foi pensado para simplificar e agilizar o acesso da população aos procedimentos oftalmológicos. Todo o atendimento será feito no mesmo local — consulta, exames e o agendamento da cirurgia — com a comodidade da clínica itinerante.
“O Saúde da Gente veio para simplificar o acesso à saúde pública. Estamos entregando uma estrutura moderna, atendimento humanizado e agora com a possibilidade de fazer cirurgias oftalmológicas sem burocracia. É saúde de verdade, perto das pessoas e com resultados concretos”, destacou a primeira-dama Marina Candia.
“A população não precisa mais se deslocar para vários pontos da cidade. O nosso olhar começa com 200 cirurgias por mês, e a ideia é expandir para outras cirurgias oftalmológicas. A partir do momento em que temos a estrutura do hospital pronta, vamos oferecer esse serviço especialmente para os nossos idosos, que sofrem muito com as dificuldades causadas pela visão comprometida. Se há uma cirurgia capaz de mudar essa realidade, vamos fazer o possível para garantir acesso”, afirmou o prefeito JHC.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Maceió reforça sua autonomia na realização de cirurgias de baixa e média complexidade. Apenas neste mês, mais de 350 cirurgias já foram realizadas, mostrando o impacto positivo do programa na vida dos maceioenses.
A triagem para as cirurgias de catarata será feita nas unidades móveis do Saúde da Gente, atualmente na Cidade Universitária, no conjunto Maceió I, além do PAM Salgadinho, garantindo mais pontos de acesso para a população interessada. Basta comparecer, manifestar o interesse, realizar os exames e sair com a cirurgia já agendada.