Grupo de 20 clubes da Série A e B decide boicotar a eleição da CBF
UOL
Um grupo de 20 clubes decidiu não participar da eleição da CBF por discordar do sistema eleitoral. No grupo, estão Corinthians, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, São Paulo, Inter e Santos, entre outros.
A eleição terá o candidato único Samir Xaud, único que conseguiu ser inscrito por ter atendido o requisito de ter oito federações e cinco clubes.
Outros 29 times apoiaram uma candidatura do presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.
Pelo estatuto vigente da CBF, o quórum necessário da eleição na CBF é de pelo menos metade das federações ou clubes de futebol. No caso, são 67 eleitores, sendo 40 times e 27 entidades estaduais. Ou seja, são necessários 34 presentes para a assembleia eleitoral ser instalada, sendo que o candidato Xaud tem 35 assinaturas.
Além disso, pelo estatuto, se não houver quórum, pode haver nova convocação no mesmo dia sem um número mínimo de membros.
Abaixo a nota divulgada pelos 20 clubes em que há membros da Liga Forte União e da Libra:
"SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport."