Café causa efeito impactante em pessoas com diabetes, diz estudo; entenda

15 de maio de 2025 às 11:03
Mundo

Reprodução

Mundo Boa Forma

Uma pesquisa realizada na Coreia do Sul indica que existe uma ligação entre o consumo de café preto e uma melhor regulação do açúcar no sangue, especialmente em pessoas com diabetes.

O estudo, publicado na revista Nutrients, se baseou em dados de mais de 6.600 pessoas e descobriu que aqueles que consomem café sem aditivos podem apresentar uma maior eficiência no metabolismo da glicose.

Quem consome até duas xícaras de café preto por dia – sem creme ou adoçantes – têm níveis mais baixos de insulina em jejum. Ademais, essas pessoas demonstraram uma menor resistência à insulina, medida pelo índice HOMA-IR, capaz de avaliar a eficiência do organismo em utilizar a insulina.

Os cientistas acreditam que o efeito esteja relacionado à ação combinada da cafeína e dos polifenóis presentes no café, “que melhoram a função da insulina e reduzem a inflamação”.

Foram utilizadas informações da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição da Coreia (KNHANES), que incluíam registros alimentares detalhados de diferentes públicos em um período de 24 horas. Com isso, os participantes eram classificados de acordo com a quantidade de café que consumiam. Os grupos eram: nenhuma xícara, até uma xícara, duas xícaras e três ou mais xícaras.

Além da quantidade de café, também foram analisadas variáveis como sexo, idade, nível de escolaridade, hábitos de vida e estado geral de saúde.

Dentre as mulheres, um detalhe chamou atenção: as que consumiam duas ou mais xícaras de café preto por dia foram associadas a um melhor perfil glicêmico. Os efeitos positivos também foram identificados em idosos, mas com uma intensidade um pouco menor.

Os autores reforçam que esta se trata de uma pesquisa do tipo observacional, portanto, não há como afirmar uma relação de causa e efeito. Eles também esclarecem que “o consumo foi medido apenas uma vez, o que limita a precisão da análise”.

O estudo sugere que incorporar o café preto na dieta diária pode contribuir para a saúde metabólica de maneira prática. No entanto, os resultados devem ser interpretados com cautela e é importante o acompanhamento de um médico de confiança, para caso de dúvidas. A combinação da bebida com hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios, também é primordial.

Array ( [0] => Array ( [id] => 6 [nome] => Maceió [posicao] => 3 [slug] => maceio [status] => 1 ) [1] => Array ( [id] => 7 [nome] => Alagoas [posicao] => 6 [slug] => alagoas [status] => 1 ) [2] => Array ( [id] => 4 [nome] => Brasil [posicao] => 7 [slug] => brasil [status] => 1 ) [3] => Array ( [id] => 5 [nome] => Mundo [posicao] => 8 [slug] => mundo [status] => 1 ) [4] => Array ( [id] => 20 [nome] => Gospel [posicao] => 13 [slug] => gospel [status] => 1 ) [5] => Array ( [id] => 22 [nome] => Entretenimento [posicao] => 15 [slug] => entretenimento [status] => 1 ) [6] => Array ( [id] => 23 [nome] => Esportes [posicao] => 16 [slug] => esportes [status] => 1 ) ) 1