O que é incel, termo que viralizou após série Adolescência, da Netflix

24 de março de 2025 às 17:11
Celebridades

Foto: Reprodução

Metropoles

A série Adolescência, da Netflix, tornou-se um sucesso mundial e as questões levantadas pela produção despertaram o interesse de muitas pessoas. Os quatro episódios falam sobre masculinidade tóxica, violência online e universo incel.

Criado no anos 90, o termo incel é uma abreviação de “celibatários involuntários”. A palavra se refere a pessoas que se descrevem como incapazes de ter um relacionamento ou uma vida sexual, embora desejem estar em uma relação. O sexo seria negado a eles devido a ausência de características atraentes.

Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine), uma das definições atuais do termo é referente a um grupo de pessoas que “sofrem de altos níveis de rejeição romântica e um maior grau de sintomas como depressão, ansiedade, apego inseguro, medo de ficar solteiro e solidão”.

Do que se trata a série Adolescência, da Netflix

  • A trama acompanha as mudanças na vida da família Miller, após Jamie Miller, um jovem de 13 anos, ser acusado de assassinar uma adolescente da escola que frequenta.
  • Segundo os criadores, a produção tem como foco explorar como os jovens são influenciados pelo ambiente familiar, social e digital.
  • Além disso, mostra os efeitos que discursos misóginos e conservadores podem ter na criação deles, especialmente dos meninos.
  • A trama foi desenvolvida por Stephen Graham, que também interpreta Eddie Miller, pai de Jamie.
  • Em entrevista ao portal Tudum, da Neflix, Stephen revelou que o intuito da produção é causar reflexão.
  • Jack Thorne, roteirista da produção ao lado de Stephen, revelou que a série fez com que eles mesmos refletissem sobre o tema como homens, pais, parceiros e amigos.

Em publicações feitas em fóruns on-line, os incels repetem discursos culpando as mulheres por suas frustrações sexuais, afirmando que todas elas são interesseiras, manipuladoras e oportunistas, e que suas preocupações se concentram apenas no dinheiro e na aparência.

Os grupos com essa temática ganharam ainda mais força com a chegada das redes sociais. Porém, a questão vem se tornado cada vez mais preocupante pois a insatisfação desses jovens vem sendo usada para justificar atos de violência e misoginia.

Inclusive, em entrevista à Netflix, Stephen Graham, um dos criadores da série, explicou que a ideia para a história surgiu a partir de uma onda crescente de crimes cometidos por adolescentes com armas brancas no Reino Unido.

A série Adolescência foi a produção mais assistida da Netflix na última semana e alcançou o top 1 da plataforma em 71 países, incluindo o Brasil.

Array ( [0] => Array ( [id] => 6 [nome] => Maceió [posicao] => 3 [slug] => maceio [status] => 1 ) [1] => Array ( [id] => 7 [nome] => Alagoas [posicao] => 6 [slug] => alagoas [status] => 1 ) [2] => Array ( [id] => 4 [nome] => Brasil [posicao] => 7 [slug] => brasil [status] => 1 ) [3] => Array ( [id] => 5 [nome] => Mundo [posicao] => 8 [slug] => mundo [status] => 1 ) [4] => Array ( [id] => 20 [nome] => Gospel [posicao] => 13 [slug] => gospel [status] => 1 ) [5] => Array ( [id] => 22 [nome] => Entretenimento [posicao] => 15 [slug] => entretenimento [status] => 1 ) [6] => Array ( [id] => 23 [nome] => Esportes [posicao] => 16 [slug] => esportes [status] => 1 ) ) 1