Maceió instala sistema de telegestão que monitora a iluminação pública em tempo real

24 de março de 2025 às 15:12
SEGURAÇA E ILUMINAÇÃO

Foto: Vinícius Rocha/Ascom Ilumina

Por Secom Maceió

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) avança na modernização da iluminação pública da capital, mas não só com implantação de LEDs, postes em fibra e substituição de cabeamentos antigos. Desta vez, a novidade é um sistema de telegestão, no trecho que compreende os bairros da Jatiúca ao Pontal da Barra.

A nova tecnologia permite o monitoramento remoto e em tempo real dos pontos de iluminação, possibilitando a identificação imediata de falhas, como lâmpadas apagadas à noite ou acesas durante o dia, garantindo mais eficiência na manutenção dos equipamentos.

A implementação definitiva do sistema ocorreu após a realização de testes bem-sucedidos durante o período natalino do ano passado, quando a tecnologia foi utilizada até o final da Pajuçara. Com a aprovação do desempenho, a Ilumina Maceió expandiu a telegestão até o Pontal da Barra. Com a tecnologia, os técnicos da Ilumina recebem informações constantes sobre a rede de iluminação e também sobre o funcionamento das luminárias, podendo acionar os comandos e identificar eventuais falhas no sistema.

Para o diretor-presidente da Ilumina Maceió, Gutenberg de Melo, a expectativa é ampliar ainda mais essa inovação para toda a cidade. “A telegestão permite um controle preciso das operações, tornando a iluminação pública mais eficiente e ágil. Nosso objetivo é expandir essa tecnologia para outros bairros da cidade, para grandes avenidas e também para pontos críticos de furto de material da iluminação, onde poderíamos perceber rapidamente alguma anomalia no sistema. A ideia principal é atender rapidamente qualquer necessidade de manutenção”, destacou. 

Sistema de proteção

A Ilumina Maceió está implementando um novo sistema de proteção contra oscilações de subtensão e sobretensão em todos os novos pontos de iluminação pública em LED da cidade. A medida tem como objetivo garantir a durabilidade das luminárias e evitar danos causados por oscilações na rede elétrica.

O dispositivo instalado pela Ilumina atua como um escudo para a iluminação, permitindo a passagem de energia quando os níveis estão estáveis e bloqueando a corrente elétrica em caso de variações bruscas. Assim, quando há queda ou elevação súbita na tensão, o sistema desativa a alimentação das luminárias temporariamente, retomando o fornecimento de energia apenas quando a estabilidade da rede é restabelecida.

Além de reduzir significativamente o risco de queima das luminárias, o sistema de proteção permite identificar problemas na rede elétrica e acionar a concessionária responsável para que as correções necessárias sejam feitas. 

Array ( [0] => Array ( [id] => 6 [nome] => Maceió [posicao] => 3 [slug] => maceio [status] => 1 ) [1] => Array ( [id] => 7 [nome] => Alagoas [posicao] => 6 [slug] => alagoas [status] => 1 ) [2] => Array ( [id] => 4 [nome] => Brasil [posicao] => 7 [slug] => brasil [status] => 1 ) [3] => Array ( [id] => 5 [nome] => Mundo [posicao] => 8 [slug] => mundo [status] => 1 ) [4] => Array ( [id] => 20 [nome] => Gospel [posicao] => 13 [slug] => gospel [status] => 1 ) [5] => Array ( [id] => 22 [nome] => Entretenimento [posicao] => 15 [slug] => entretenimento [status] => 1 ) [6] => Array ( [id] => 23 [nome] => Esportes [posicao] => 16 [slug] => esportes [status] => 1 ) ) 1