Trump imporá tarifa secundária de 25% ao petróleo e gás da Venezuela
Por redação com Metrópoles
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (24/3) que imporá uma tarifa secundária de 25% sobre o petróleo e o gás da Venezuela a partir de “2 de abril de 2025, dia da libertação na América”, pois, segundo o presidente, o país “tem sido muito hostil aos Estados Unidos e às liberdades que defendemos”.
“Os Estados Unidos da América colocarão o que é conhecido como tarifa secundária na Venezuela, por inúmeras razões, incluindo o fato de que a Venezuela enviou propositalmente e enganosamente aos Estados Unidos, disfarçados, dezenas de milhares de criminosos de alto escalão e outros, muitos dos quais são assassinos e pessoas de natureza muito violenta”, escreveu Trump, referindo-se aos imigrantes ilegais.
Trump seguiu afirmando que, “entre as gangues que eles enviaram aos Estados Unidos, está Tren de Aragua, que recebeu a designação de ‘Organização Terrorista Estrangeira’. Estamos no processo de devolvê-los à Venezuela — é uma grande tarefa! Além disso, a Venezuela tem sido muito hostil aos Estados Unidos e às liberdades que defendemos”.
O presidente dos EUA destacou que essa tarifação secundária incidirá em “qualquer país que compre petróleo e/ou gás da Venezuela”. Segundo ele, quem negociar tais produtos com os venezuelanos “será forçado a pagar uma tarifa de 25% aos Estados Unidos em qualquer comércio que fizer com nosso país”.
“Por favor, deixe que esta notificação sirva para representar que o Departamento de Segurança Interna, a Patrulha de Fronteira e todas as outras agências de aplicação da lei em nosso país foram notificados”, ameaçou o presidente norte-americano.