Compromisso com a Aquicultura: Fundepes participa da inauguração de Sistema de Aquaponia e entrega de certificados no Sistema Prisional
Por assessoria
O diretor-presidente da Fundação Universitária de Pesquisa e Desenvolvimento (Fundepes), Edson Bento, participou, nesta segunda-feira (24), da inauguração do sistema de criação de peixes e produção de hortaliças no sistema prisional, além da solenidade de entrega de 40 certificados para reeducandos que participaram do curso de aquaponia, parte do programa Recomeços, com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Fundepes.
O curso visa capacitar os reeducandos nas técnicas modernas de criação de peixes e cultivo de hortaliças em sistemas de aquicultura. Além da certificação, o curso oferece a oportunidade de reingresso no mercado de trabalho, proporcionando aos reeducandos a possibilidade de garantir sustento após cumprirem o tempo determinado de suas penas.
“A transformação social começa quando acreditamos no potencial do outro. Assim, estamos oferecendo as ferramentas para um verdadeiro recomeço”, destacou Edson Bento.
Além disso, a produção será sustentável, adotando práticas de aquicultura responsáveis que minimizam o impacto ambiental. A criação de peixes e o cultivo de hortaliças serão realizados de forma eficiente, com o uso de tecnologias que promovem a eficiência energética, o tratamento adequado de resíduos e a conservação dos recursos naturais.
O investimento neste projeto, adquirido através de recursos federais do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), é administrado pela Fundepes, que esteve presente em todas as etapas para garantir o cumprimento das ações com agilidade e competência.
“Graças ao gerenciamento da Fundepes, conseguimos agilizar todos os processos de transferência de recursos necessários para a implementação do programa”, elogiou a Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma.
Sistema de aquaponia
Para garantir a produção de aproximadamente 200kg de tilápia e 1.728 pés de alface por mês a partir de julho deste ano, o sistema de aquaponia conta com 22 caixas d’água com capacidade de 2 mil litros, quatro tanques, um sistema de geração de energia solar com 10 placas fotovoltaicas e um biodigestor para a produção de gás metano e biofertilizantes, que serão utilizados nas hortas do sistema prisional.
Projeto Aquafacil
Também nesta terça-feira, a diretora financeira da Fundepes, Giselle Monteiro, participou da entrega de certificados de conclusão de curso de aquicultura “Aquafacil” e kits de qualidade da água para produtores do baixo São Francisco, no Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca/Ufal), em Rio Largo.
A iniciativa da Ufal, em parceria com o MPA, visa capacitar a comunidade ribeirinha de municípios dos estados de Alagoas e Sergipe na área da aquicultura. O curso abordou temas como cultivo de peixes e camarões, além de tópicos relacionados à produção e comercialização, aumento de produtividade, entre outros.
Com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, ocorreu a reinauguração da Fábrica de Ração Alternativa para Peixes, a inauguração do Sistema de Aquaponia e a assinatura de novas ações do Termo de Execução Descentralizada (TED), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura.
A Fundepes tem sido fundamental, desde o planejamento inicial até a concretização de ambos os projetos. O intuito da fundação é tornar a execução possível, fornecendo expertise e estrutura para que essas formações obtenham sucesso.
Também estiveram presentes o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, o deputado federal Paulão, o superintendente do MPA em Alagoas, Cauê Castro, o diretor do Ceca, Gaus Silvestre, e o professor e coordenador das ações de aquicultura da universidade e dos programas Recomeços, Elton Lima.