CGU investiga alunos fantasmas em Girau do Ponciano
Redação com Fantástico
Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou possíveis fraudes no sistema educacional brasileiro, acendendo o alerta para 35 cidades de 13 estados. Entre elas, Girau do Ponciano, no agreste de Alagoas, chamou a atenção pelo elevado número de alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2022.
Com uma população de 36 mil habitantes, o município registrou mais de 12 mil matrículas na EJA naquele ano, representando 35% dos moradores. Esse é o terceiro maior número do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o relatório, há indícios de mais de 3 mil "alunos fantasmas", incluindo pessoas matriculadas simultaneamente em diferentes locais e até falecidos que constam como ativos no sistema.
O suposto esquema teria gerado um repasse indevido de R$ 18,5 milhões para a cidade por meio do Fundeb, fundo que financia a educação básica no Brasil. "Se alguém frauda esse número para receber mais recursos, há prejuízo para quem realmente precisa", alertou o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho.
O prefeito Bebeto Barros, que era vice na gestão anterior, não respondeu aos questionamentos da reportagem. Já a prefeitura informou, por meio de nota, que abrirá uma investigação interna para apurar as irregularidades apontadas.