Governador nomeia políticos derrotados nas urnas ou sem mandato para cargos no segundo escalão
Redação
O governador de Alagoas, #Paulo Dantas (MDB), começou a nomear ex-prefeitos de municípios do interior e um ex-deputado estadual para cargos de #segundo-escalão, em um movimento que acomoda lideranças políticas, mas sem conceder a elas grande #influência dentro da administração estadual.
Entre os nomeados está o ex-deputado estadual #Davi Maia, que não conseguiu a reeleição em 2022 e agora assume a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (#Ideral). Já o ex-prefeito de União dos Palmares, #Kil Freitas, foi designado para o cargo de diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (#Emater).
Por outro lado, o ex-prefeito de Palmeira dos Índios, #Júlio Cézar, ficou de fora das indicações, apesar de ter buscado uma secretaria estadual para fortalecer sua futura candidatura a deputado estadual em 2026. Sem espaço no governo, sua articulação política pode sofrer impactos no cenário eleitoral por conta do histórico de #traição do ex-gestor.
A nomeação de ex-prefeitos para cargos de segundo escalão reflete a estratégia do governo de contemplar aliados sem comprometer diretamente as principais posições do secretariado. Esse arranjo pode ter desdobramentos na disputa por vagas na Assembleia Legislativa em 2026.