Palácio se divide na disputa por prefeituras de Alagoas em 2024

15 de setembro de 2023 às 14:18
Divisão

Foto: Reprodução

Por Berg Morais

A força política do Palácio República dos Palmares está fragilizada pela falta de articulação política de quem lidera - direta e indiretamente - o Poder Executivo estadual. Isso ocorre pelo fato de diversos partidos que integram a frente governista se organizarem para lançar candidaturas de oposição em diversos municípios, em 2024.

Importantes siglas como PT e PDT já estão em diálogo avançado para a composição de chapas majoritárias e proporcionais em diversos municípios. O detalhe é que essa movimentação vai de encontro aos interesses do MDB dos Calheiros e do governador Paulo Dantas. 

A inércia dos caciques do MDB pode está relacionada ao foco direcionado de Renan Calheiros à CPI da Braskem e de Paulo Dantas na crise com os servidores públicos estaduais. Na falta de um articulador experiente para garantir a união para 2024 e 2026, o grupo começa a se dissolver de forma discreta. 

Fato é que o pleito de 2024 será um “ensaio” para a disputa majoritária de 2026, momento em que estarão em cheque os cargos de Governador de Alagoas e duas vagas no Senado Federal. O que hoje pode parecer um simples movimento de “rebeldia”, pode se transformar numa revolta generalizada. A conferir!