Quaest: Lula tem 46% contra 36% de Flávio Bolsonaro em cenário de 2º turno

16 de dezembro de 2025 às 15:11
Política

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país, com eleitores a partir de 16 anos - Foto: Divulgação

Por Redação 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 46% das intenções de voto contra 36% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Os dados são da pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (16).

Em comparação com o levantamento anterior, realizado em agosto, Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo. Já Flávio Bolsonaro, anunciado oficialmente como candidato no último dia 5 de dezembro, avançou quatro pontos no mesmo período.

Esta é a primeira pesquisa do instituto que não inclui o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro no cenário eleitoral. A mudança ocorre após o próprio Bolsonaro indicar Flávio como representante da família na disputa presidencial.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A Quaest também testou Lula em um eventual segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse cenário, o presidente aparece com 45% das intenções de voto.

Tarcísio registra 35%, após oscilar um ponto para baixo em relação à pesquisa anterior. Lula, por sua vez, avançou quatro pontos, ampliando a diferença entre os dois.

Os números indicam que, mesmo com oscilações recentes, o presidente mantém vantagem nos principais cenários de segundo turno testados pelo instituto.