Moraes solicita aos EUA extradição de deputado Ramagem após condenação na trama golpista
Por Francês News
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta segunda-feira (15) aos Estados Unidos a extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A medida será formalizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, incluindo a tradução dos documentos para o inglês.
Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista, mas recorre em liberdade. Em setembro, ele deixou o Brasil para evitar o cumprimento da pena e atualmente reside em Miami.
Durante o processo, Moraes havia proibido Ramagem de sair do país, exigindo a entrega de passaportes nacionais e estrangeiros. A Câmara dos Deputados informou que não foi comunicada sobre a viagem do parlamentar nem autorizou qualquer missão oficial no exterior. Ramagem apresentou atestados médicos cobrindo períodos entre 9 de setembro e 12 de dezembro.
Em razão da condenação, o STF determinou que a Câmara analise a perda do mandato do deputado, decisão que deve ser discutida nesta semana, última antes do recesso parlamentar.