‘Eles perderão’: Lula minimiza pré-candidatura de Flávio Bolsonaro e projeta cenário para 2026

11 de dezembro de 2025 às 17:45
Política

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por Redação com agências

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (11), que não vê solidez na pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro ao Palácio do Planalto e declarou que a direita está “indefinida” sobre quem deverá enfrentar o PT em 2026. Em entrevista a veículos mineiros, Lula disse que, independentemente do nome escolhido, sua expectativa é de vitória.

Segundo o presidente, a multiplicidade de possíveis candidatos no campo oposicionista evidencia falta de consenso. Lula citou nomes como Ronaldo Caiado, Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ratinho Júnior, além de membros da família Bolsonaro, e afirmou que a direita “inventa muitos nomes porque não tem nenhum”.

Flávio Bolsonaro oficializou sua pré-candidatura na última semana com aval do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas enfrenta resistências dentro do próprio bloco, especialmente no Centrão, que prefere Tarcísio de Freitas como alternativa.

Durante a entrevista, Lula também tratou da sucessão em Minas Gerais e voltou a defender que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, seja candidato ao governo do estado em 2026. O senador declarou recentemente intenção de deixar a vida pública ao fim do mandato, em 2027, após não ser indicado ao Supremo Tribunal Federal.

Lula afirmou que continuará tentando convencer Pacheco a disputar o governo e disse considerar que o senador reúne condições para assumir a função. O presidente acrescentou que, caso Pacheco não aceite, buscará outro nome para representar seu grupo político no estado.