Lira se alia a donos de autoescolas contra proposta de Renan Filho; saiba mais

12 de novembro de 2025 às 16:08
Política

Foto: reprodução

Por Redação com Jornal Extra 

A rivalidade entre Arthur Lira (PP) e os Renan — pai e filho — ganhou um novo capítulo. Após ver o senador Renan Calheiros (MDB) assumir o protagonismo na aprovação do projeto que ampliou a faixa de isenção do Imposto de Renda, o deputado agora tenta reagir se aproximando dos donos de autoescolas, que se opõem à proposta de Renan Filho (MDB) para mudar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O ministro dos Transportes anunciou que pretende liberar o aprendizado fora dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), reduzindo custos e burocracia. A medida tem forte apelo popular e conta com apoio direto do presidente Lula.

Renan Filho defende que a mudança pode diminuir em até 80% o custo da habilitação, que hoje ultrapassa R$ 5 mil, e ampliar o acesso entre jovens e trabalhadores de baixa renda. Já as autoescolas afirmam que a proposta coloca em risco a segurança no trânsito e ameaça milhares de empregos no setor.

Nesta semana, Arthur Lira recebeu representantes da Associação Brasileira de Autoescolas (Abrauto) e de entidades estaduais. Eles pediram apoio contra a medida e publicaram fotos do encontro nas redes sociais. “Seguimos fortes na luta pelos CFCs e pela segurança no trânsito”, diz a legenda.

Nos bastidores, aliados de Renan Calheiros veem a movimentação como uma tentativa de Lira de recuperar protagonismo político após o desgaste no episódio do Imposto de Renda. O senador tomou a dianteira na tramitação do projeto no Senado, deixando o deputado alagoano em segundo plano.

Agora, a “batalha da CNH” se soma à lista de embates entre os dois principais líderes políticos de Alagoas — e pode antecipar a disputa pelas duas vagas ao Senado em 2026, numa corrida que promete ser uma das mais acirradas da história recente do estado.