Câmara de União dos Palmares aprova retirada do nome de Zumbi da sede da prefeitura

05 de novembro de 2025 às 09:40
Política

Foto: reprodução

Por Redação 

A Câmara de Vereadores de União dos Palmares aprovou a mudança do nome da sede do Executivo municipal, que deixará de se chamar Palácio Municipal Zumbi dos Palmares para retomar a denominação Palácio Municipal Antônio Gomes de Barros. A medida aguarda sanção e publicação no Diário Oficial para entrar em vigor.

A proposta foi apresentada em 20 de outubro pelos vereadores Gustavo Pedroza, Ricardo Praxedes e Elvinho, sendo aprovada no dia 3 de novembro. O texto cita os serviços prestados por Antônio Gomes de Barros à administração pública de Alagoas como justificativa para a homenagem.

O município, localizado na Zona da Mata alagoana, abriga a Serra da Barriga, área histórica ligada ao Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil. Zumbi, líder do quilombo, foi morto em 20 de novembro de 1695, data que se tornou o Dia da Consciência Negra.

Atualmente, o prédio é identificado como Palácio Zumbi dos Palmares, nome adotado em outubro de 2023 após a aprovação de projeto anterior na Câmara. Caso haja veto total ou parcial ao novo texto, a matéria retornará ao plenário para nova análise.

Antônio Gomes de Barros foi prefeito de União dos Palmares na década de 1950, deputado estadual e vice-governador de Alagoas. O edifício foi construído durante a gestão de Manoel Gomes de Barros, seu filho, que o batizou em homenagem ao pai.

A alteração feita no ano passado, que substituiu o nome de Antônio Gomes de Barros por Zumbi dos Palmares, teria relação com disputas políticas locais envolvendo o ex-prefeito Areski Freitas. O ex-gestor negou qualquer desentendimento ligado à decisão.