João Campos anuncia projeto para revitalizar centro do Recife, semelhante ao de Maceió

03 de novembro de 2025 às 18:21
Política

João Campos e JHC foram colegas no Congresso Nacional, em 2019 - Foto: Ascom João Campos/Arquivo

Por Vinícius Rocha/Francês News

No último dia 28, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), enviou à Câmara Municipal projetos que permitem a desapropriação de imóveis sem uso e incentivam a reocupação de áreas centrais da cidade. A iniciativa tem viés semelhante ao projeto do prefeito JHC, em Maceió, que, há um mês, lançou o Programa Novo Centro, visanndo transformar prédios históricos abandonados em um moderno Complexo Administrativo e revitalizando a região central.

Em Recife, as propostas vão acelerar a recuperação de imóveis ociosos por meio de desapropriação por hasta pública, remissão de débitos tributários, isenção de impostos e facilitação de licenças e alvarás. Dados da Prefeitura indicam que, somente na área central, existem cerca de 5,8 mil imóveis desocupados, somando 104 mil metros quadrados disponíveis para reabilitação e novos empreendimentos.

“Se há área abandonada e sem uso, com entrave burocrático que é ‘irresolvível’, a cidade deve ter instrumentos para recuperar esses imóveis, devolvendo-os à dinâmica urbana”, afirmou João Campos, destacando que a medida busca estimular a ocupação e preservação de imóveis históricos e a atividade econômica na região central.

O projeto do Recife é considerado semelhante ao de Maceió, onde o Programa Novo Centro transformará três prédios históricos, os edifícios Palmares, Ary Pitombo e Iapetec, em um Complexo Administrativo moderno, sustentável e eficiente, reunindo 15 secretarias municipais e gerando economia anual de quase R$ 12 milhões aos cofres públicos. Além disso, o programa prevê incentivos para habitação, requalificação de ruas e praças, criação de espaços de lazer e cultura, e melhorias na mobilidade urbana, atraindo novos investimentos e dinamizando a economia local.

“Com coragem, transformamos um problema em solução criativa. Onde se falava em demolição, vimos potencial para revitalizar o Centro, recuperar ruas, praças e devolver esse espaço à cidade”, afirmou JHC, destacando a importância de unir eficiência administrativa e valorização urbana.

Novo Centro - Maceió


O projeto Novo Centro, da Prefeitura de Maceió, nasce após o mapeamento de mais de 200 imóveis subutilizados na região e será desenvolvido em três eixos principais: Morar no Centro, que incentiva a habitação por meio da recuperação de imóveis para moradia social, melhorias nas residências existentes e auxílios como aluguel social; Mirar o Centro, que promove a valorização do território com rotas turísticas, culturais e gastronômicas, além de eventos permanentes e sazonais; e Ativar o Centro, que prevê a criação de novos espaços e equipamentos, como boulevards para ambulantes, Centro de Convenções, Centro de Inovação e o novo Complexo Administrativo de Maceió.