Ação de partido de Paula Dantas cassa mandato de vereadores de legenda do vice-governador
Por Vinícius Rocha/Francês News
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) cassou, nesta quinta-feira (23), os mandatos dos quatro vereadores eleitos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) no município de Campo Grande, por fraude na cota de gênero nas eleições de 2024.
A decisão, publicada no Diário Oficial da Justiça Eleitoral, também anula todos os votos recebidos pelo partido e determina nova recontagem dos votos válidos.
A ação foi movida por Marcos Luis Leão Farias e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que denunciaram o registro de candidaturas femininas fictícias com o objetivo de cumprir artificialmente a exigência legal de 30% de mulheres nas chapas proporcionais.
Foram cassados os mandatos dos vereadores Saulo Levi de Moura, José Feliciano Lessa Leandro, Genaldo José Justino e José Luís.
O PDT em Alagoas é comandado pelo vice-governador do estado, Ronaldo Lessa, enquanto o PDT tem em seu comando estadual a filha do governador, Paula Dantas.
Siga o canal da Francês News no WhatsApp
O relator do processo, desembargador Alcides Gusmão da Silva, votou pela procedência da ação e foi acompanhado pela maioria dos membros da Corte. Ficaram vencidos a desembargadora substituta Natália França Von Sohsten e o presidente do TRE-AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.
Leia a matéria completa aqui