TRE-AL julga recurso que pode devolver elegebilidade de Leopoldina Amorim, ex-prefeita de Maribondo

20 de outubro de 2025 às 17:04
Política

Ex-prefeita de Maribondo, Leopoldina Amorim entrou com recurso sobre ação que a tornou inelegível - Foto: Reprodução/Redes sociais

Por Vinícius Rocha/Francês News

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) analisa nesta segunda-feira (20) um recurso eleitoral que envolve a ex-prefeita de Maribondo, Leopoldina Maria de Oliveira Amorim, e outros candidatos derrotados nas eleições de 2024, Jorge Antônio Amorim Marques Luz (Jorjão) e Claudivan Florentino de Almeida.

O pleito da defesa dos réus é uma continuidade da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “O Avanço é Agora” (PDT, MDB e PSB), liderada pelo prefeito Bruno Teixeira (PSB), e questiona suposto abuso de poder político e econômico durante o pleito passado.

Em setembro, a 48ª Zona Eleitoral, em Boca da Mata, havia declarado a inelegibilidade de Leopoldina e dos demais candidatos por oito anos, até 2032, além de aplicar multa mínima prevista em lei e determinar a nulidade de contratos irregulares realizados no período vedado pela legislação eleitoral.

Segundo a decisão, houve admissões em datas próximas ao início da vedação eleitoral, além de omissão da Prefeitura diante de pedidos de informação e falta de atualização do Portal da Transparência, práticas que teriam dificultado a fiscalização.

A ex-prefeita, no entanto, afirmou que não houve trânsito em julgado da decisão e que a informação sobre a inelegibilidade seria inverídica até que haja confirmação final.

Leia a matéria completa aqui